• geral.668@escutismo.pt
  • comunidade3.668@gmail.com
  • Quick Search:

3ª SECÇÃO

Denomina-se por Comunidade a Unidade (secção) formada por Equipas de Pioneiros.

Uma Comunidade pode ter entre 2 a 5 destas Equipas e quando é filiada na região, deve ter um Patrono associado; o local de reunião das Equipas de Pioneiros designa-se por Abrigo.

Para além do seu patrono local, o Patrono nacional da 3.ª Secção e de todas as Comunidades é São Pedro.

Os elementos da Comunidade são os Pioneiros, que são adolescentes e jovens com idades compreendidas entre os 14 e os 18 anos.

Estes Pioneiros estão divididos em pequenos grupos de 4 a 8 elementos, a que chamamos Equipas.

A cor da Secção e do lenço dos Pioneiros é o Azul (debruado a branco), que recorda a imensidão do céu e a profundidade dos mares e simboliza a grandeza do ideal “Sempre Mais Longe” no serviço do bem que prometem cumprir aquando da Promessa/Investidura.

A atividade típica das Comunidades de Pioneiros, organizada segundo o Método de Projeto, denomina-se Empreendimento.

Deverá existir uma competição Inter-equipas, organizada com sentido de justiça, atenção e dedicação e com o propósito de fazer crescer o espírito de corpo, de promover o respeito pelas regras e desenvolver a eficiência e o gosto por ser melhor.

Comunidade deve ser orientada por uma Equipa de Animação, liderada por um Chefe de Unidade, o seu Adjunto, Instrutores e Candidatos a Dirigentes.

Cada Comunidade reúne o seu Conselho de Comunidade, que funciona como um órgão fundamentalmente deliberativo, com vários propósitos, entre os quais escolher o projeto de Empreendimento.

Reúne ainda o seu principal órgão, aquele que consideramos o “motor da unidade”, designado por Conselho de Guias, e é composto pelos Guias de Equipa, o Chefe de Unidade e o Guia da Unidade, a quem compete a sua gestão. Não havendo Guia de Unidade, a gestão é rotativamente entre aos Guias.

Em Unidades mais pequenas poderão participar os Subguias e os demais membros da Equipa de animação. Deverá sempre lavrar-se ata das suas reuniões.

Comentários

  • By Diogo Vaz

    Ser escuteiro é uma coisa um bocado complicada de explicar, acho que não é uma coisa que se explique mas sim que se viva.

  • By Beatriz Alves

    Estou neste momento á menos de 1 ano, mas já tenho uma 2ª familia para passar grandes aventuras e claro aprender.