• geral.668@escutismo.pt
  • Quick Search:

1ª SECÇÃO

Ser Lobito é cumprir – da melhor vontade – aquilo que prometeu, procurando sempre imitar o exemplo do Menino Jesus. Para isso, o Lobito deve ser asseado, alegre, verdadeiro e digno de confiança, estando sempre atento e pronto para ajudar quem precisa.

O Lobito é desafiado a ser bom e amigo de todos praticando diariamente uma boa-ação.

Ser Lobito é fazer parte, com os Escuteiros mais velhos, de um grande grupo, com cerca de 50 milhões de Escuteiros espalhados pelo mundo.

É fazer parte de um movimento por onde já passaram muitas pessoas de todo o mundo, de muitas culturas e religiões. Em Portugal, já são perto de 80 mil Escuteiros!

Os elementos da 1.ª Secção são os Lobitos: crianças entre os 6 e os 10 anos de idade.

Os Lobitos organizam-se em Bandos, com 5 a 7 crianças cada, de acordo com as suas particulares predileções, afinidades e caraterísticas.

Os Bandos formam a Alcateia, devendo existir de 2 a 5 Bandos.

As crianças recém-chegadas à Alcateia denominam-se Patas-Tenras, após a Promessa, denominam-se Lobitos.

Os bandos encontram-se organizados por cores: branco, cinzento, preto, castanho e ruivo, cores estas visíveis nas bandeirolas e que correspondem às diferentes cores que encontramos no pêlo dos lobos.

O local de reunião da Alcateia denomina-se Covil,no Covil, é aconselhável que existam espaços específicos para os Bandos: os Cantos.

O Patrono nacional de todas as Alcateia é S. Francisco de Assis.

A Alcateia pode ter um patrono associado.

A cor da secção é o Amarelo, que os Lobitos levam no lenço debruado a branco e que evoca o sol que nos ilumina e aquece, mas também Jesus que é a luz do mundo e a quem devemos seguir.

As pequenas atividades semanais chamam-se Dentadas, pode designar-se Pequena Caçada ou Grande Caçada, consoante a duração e importância.

A atividade típica da Alcateia denomina-se Caçada, desenvolvida segundo o Método do Projeto.

A Equipa de Animação da Alcateia é responsável pela aplicação do Método Escutista e é composta por um Chefe de Unidade, o seu Adjunto, Instrutores e Candidatos a Dirigentes.

O Chefe de Unidade toma o nome de Áquêlá e os restantes membros da Equipa de Animação tomam o nome de outras personagens de “O Livro da Selva”.

O que é ser lobito ?

  • By Naiara

    Ser lobito é ser verdadeiro, asseado, saber ver e ouvir, escutar sempre a Aquelá e não se escutar a si próprio.

  • By Tomás

    É ser amigo, é ajudar as pessoas, é fazer aventuras novas e varias coisas. Nós aprendemos coisas que se eu não fosse aos escuteiros eu não sabia como é que se faziam, eu nem sabia o que é que era.

  • By Diana

    Nos lobitos aprendi a partilhar, a cozinhar e a fazer coisas divertidas.